Banco Mundial busca US$ 100 bi em doações para ajudar países mais pobres

21 de dezembro de 2021 - 08:50

Presidente da instituição disse que pandemia gerou “reversões trágicas no desenvolvimento” de algumas nações

David Malpass pediu esforços para lidar com os níveis de dívida insustentáveis de muitos países em desenvolvimento REUTERS/Florence Lo/File Photo

O Banco Mundial espera arrecadar US$ 100 bilhões em doações para o fundo da Associação Internacional de Desenvolvimento para os países mais pobres lidarem com “reversões trágicas no desenvolvimento” causadas pela pandemia de Covid-19, disse o presidente do banco, David Malpass, nesta segunda-feira (11).

O banco multilateral de desenvolvimento prevê um crescimento global de 5,7% em 2021 e 4,4% em 2022, mas Malpass disse que as disparidades entre as economias avançadas e os países em desenvolvimento estão piorando e têm atrasado os esforços para reduzir a pobreza extrema em anos e, em alguns casos, décadas.

“Dados de alta frequência apontam para a desaceleração da atividade global, em meio a gargalos persistentes da cadeia de oferta e surtos de Covid-19”, disse Malpass.

“A perspectiva é desafiadora para grande parte do mundo em desenvolvimento, com aumento no atraso em taxas de vacinação, inflação, apoio limitado de política monetária, poucos empregos e escassez que se estende a alimentos, água e eletricidade”.

Malpass disse que a desigualdade está aumentando dramaticamente, com a renda per capita nas economias avançadas devendo crescer quase 5% em 2021, mas apenas 0,5% nos países de baixa renda.

Ele disse que as economias avançadas já estão atingindo níveis pré-pandemia de crescimento econômico, mas a produção nos países em desenvolvimento ficará quase 4% abaixo das projeções pré-pandemia no próximo ano.

“Estamos testemunhando o que chamo de reversões trágicas no desenvolvimento em muitas dimensões”, disse ele. “O progresso na redução da pobreza extrema foi atrasado em anos, para alguns em uma década”.

Para lidar com as disparidades cada vez maiores, o Banco Mundial está tentando levantar US$ 100 bilhões em doações de economias avançadas para reabastecer o fundo da Associação Internacional de Desenvolvimento, disse ele, adotando uma recomendação feita neste ano pelos ministros das Finanças africanos.

Malpass também pediu esforços para lidar com os níveis de dívida insustentáveis de muitos países em desenvolvimento, observando que o fardo da dívida das nações de baixa renda aumentou 12% para um recorde de US$ 860 bilhões em 2020.