Esporte em 3 Tempos

10 de novembro de 2022 - 15:18

Visita Técnica do Projeto Esporte em 3 Tempos, pela equipe técnica da CPCOP/SEPLAG, promovido pela Secretaria do Esporte e Juventude (SEJUV)

Realizar visitas in loco para verificar a execução dos projetos implantados mediante aplicação de recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP, foi o que motivou as técnicas da Célula de Monitoramento e Avaliação de Programas e Projetos (CEMPP), da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza (CPCOP), da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG), Shirly Melo e Flávia Livino, a constatar, na última sexta-feira (4/11/2022), o passeio de barco à vela, executado pela Secretaria do Esporte e Juventude (SEJUV) em parceria com a Enel.

A ação aconteceu na orla marítima próxima ao Hotel Marina Park, atendendo cerca de 15 crianças do Núcleo Bom Sucesso, que é desenvolvida dentro do equipamento areninha, como também, na Vila Genibaú, a qual integra o projeto Esporte em 3 tempos (Mapp 681), que tem como propósito promover a difusão do esporte e cultura cidadã nos municípios do Ceará, através da democratização e garantia de acesso, como estímulo a convivência social, qualidade de vida e a socialização do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes. O respectivo projeto atende crianças e adolescentes nos municípios no Estado do Ceará, na faixa etária de 07 (sete) até 17 (dezessete) anos, totalizando 19.500 beneficiários.

Deste modo, é importante destacar que, no decorrer da visita técnica, foi constatado que a meta de atendimento mensal às crianças e aos adolescentes, com atividades esportivas, bem como o produto de realização de atividades esportivas sistemáticas e atividades assistemáticas nos núcleos (visitas técnicas, amistosos, eventos, datas comemorativas e outros) e a atividade referente as atividades assistemáticas, são realizadas, alcançando praticamente 100% de suas execuções.

Para a técnica Shirly Melo esta atividade do monitoramento possibilita vivenciar a execução dos projetos, podendo ter um contato direto com o público beneficiado: “O esporte promove uma boa convivência em grupo, ajuda no crescimento pessoal, no respeito ao próximo, entre diversos outros aspectos.”.

Por sua vez, a técnica Flávia Livino destacou que: “A SEJUV é a primeira secretaria a receber as visitas técnicas que estão sendo planejadas com as setoriais que apresentam projetos financiados pelo FECOP. Deste modo, é possível registrar com mais riqueza de detalhes, nos relatórios da Célula de Monitoramento e Avaliação, as ações executadas de cada projeto.”.

Flávia Livino e Shirly Melo – FECOP/SEPLAG, e a equipe da Célula Fomento ao Esporte da SEJUV Doralice Orrigo da Cunha, Renata Alves da Sílvia e Sílvia Helena

Sílvia Helena, orientadora da Célula Fomento ao Esporte da SEJUV e criadora do projeto Esporte em 3 Tempos, afirma.

“O projeto Vem para Vela, é mais um projeto da Secretaria de Esporte e Juventude, promovido através da Lei de incentivo ao esporte. Nossas crianças tiveram a oportunidade de vivenciar um momento de muitas expectativas por meio do passeio de barco à vela e tendo um contato com o mar…. foram muitas emoções.”