Visita Técnica do Monitoramento Físico do Projeto MAPP 312 – Residências Inclusivas, promovida pela Secretaria da Proteção Social do Estado do Ceará (SPS) com a equipe técnica da CPCOP/SEPLAG.

21 de novembro de 2023 - 16:37

Realizar visitas in loco para verificar a execução dos projetos implantados mediante aplicação de recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) é uma das atribuições técnicas da Célula de Monitoramento e Avaliação de Programas e Projetos (CEMPP), da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza (CPCOP), da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG), e que estavam presentes o Coordenador da CPCOP Isaú Neto, o Orientador da CEMPP Valberg Cavalcante e a técnica Shirly de Melo (CEMPP), Airton Falcão, o Orientador da Célula de Análise de Programas e Projetos de Superação da Pobreza (CEASP) e a técnica Ana Zuleica Rodrigues (CEASP). Essa visita técnica ocorreu no dia 21 de novembro de 2023, com os técnicos da SPS, junto à Residência Inclusiva VI, bairro Parangaba, na cidade de Fortaleza-CE.

O MAPP 312, da SPS, fundamenta-se no acolhimento de forma integral e humanizado de jovens e adultos com deficiência intelectual, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, em situação de dependência ou não, provenientes do extinto Abrigo Desembargador Olívio Câmara – ADOC, bem como do Abrigo Tia Júlia, distribuídos nas 6 unidades na capital cearense, conforme o perfil dos acolhidos.

O projeto tem como principal objetivo propiciar a construção progressiva da autonomia no desenvolvimento das atividades da vida diária, a participação social e comunitária e o fortalecimento dos vínculos, com vistas à reintegração e/ou convivência familiar e/ou comunitária, buscando autonomia individual e social.

O presente projeto promove assistencialismo de forma multidisciplinar, com profissionais nas áreas de Psicologia, Enfermagem, Farmácia, Terapia Ocupacional e Serviço Social, dentre outros, e apenas na residência visitada possui 45 colaboradores, que beneficiam 14 pessoas nessa Unidade e considerando as seis unidades totalizam 78 beneficiários no projeto.

Sobre o assunto, é fundamental salientar que nessa visita técnica do projeto acima mencionado, foi verificada a plena execução física das metas, dos produtos e atividades inseridas no projeto apresentado.

Na visita técnica, foi observado, também, o elevado grau de vulnerabilidade dos acolhidos nas questões físicas e mentais, exigindo um serviço intenso de assistencialismo, pra que esses indivíduos possam atingir uma qualidade de vida digna.

Na manifestação do Coordenador da CPCOP, Isaú Neto, relatou a seguinte afirmação: “ficamos muito felizes em conhecer o projeto, ver o trabalho diário de vocês, quase 24 horas por dia, e a gente sentir a felicidade deles, na relação com a equipe é algo maravilhoso”.

No relato do Orientador Valberg Cavalcante, acerca da execução do projeto MAPP 312: “no monitoramento físico do projeto, já verificamos o elevado nível de maturidade e domínio da equipe na execução das metas, produtos e atividades, acerca deste exercício”.

Por sua vez, a técnica da Residência Inclusiva VI, Aline Nottingham, defendeu que: “a família de muitos deles somos nós. Muitos não têm outra família, e a gente não tem o que dar, a não ser nossa dedicação, carinho e amor e não teria como ser diferente”.