Visita Técnica do Monitoramento Físico do Projeto MAPP 1613 – Fogões Sustentáveis, promovida pela Secretaria das Cidades do Estado do Ceará (SCIDADES) com a equipe técnica da CPCOP/SEPLAG.

29 de novembro de 2023 - 13:27

Realizar visitas in loco para verificar a execução dos projetos implantados mediante aplicação de recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) é uma das atribuições técnicas da Célula de Monitoramento e Avaliação de Programas e Projetos (CEMPP), da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza (CPCOP), da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG), e que estavam presentes o Coordenador da CPCOP Isaú Neto, o Orientador da CEMPP Valberg Cavalcante e a técnica Shirly de Melo (CEMPP), Airton Falcão, o Orientador da Célula de Análise de Programas e Projetos de Superação da Pobreza (CEASP). Essa visita técnica ocorreu no dia 28 de novembro de 2023, com os técnicos da Secretaria das Cidades – SCIDADES, junto ao Distrito Arataca, do município de Beberibe-CE.

O MAPP 1613 – Construção de 12.000 Fogões Sustentáveis para Famílias de Baixa Renda, da SCIDADES, que tem como fundamento a melhoria habitacional no fornecimento do fogão sustentável com eficiência energética, em substituição aos fogões as lenhas, e assim, eliminando a poluição intradomiciliar, no escurecimento das paredes e teto, como também evitando doenças oftalmológicas e respiratórias dos beneficiados, e por último, contribuindo para preservação da mata nativa nas zonas rurais.

O projeto tem como principal objetivo propiciar moradia digna à população rural no enfrentamento ao déficit habitacional, sendo uma das ações o fornecimento dos fogões às famílias de baixa renda, que utiliza bem menos lenha nativa, consequentemente menos poluição domiciliar e possui um cozimento rápido na elaboração alimentar.

O projeto em questão promove uma ação de natureza estruturante no combate à pobreza, na melhoria da infraestrutura domiciliar, beneficiando na qualidade de vida, na economia com redução de gastos na compra de botijões de gás (GLP), com isso disponibilizando mais renda nas aquisições de alimentos, além de poder contribui com aumento da renda, por meio da comercialização de refeições.

Sobre o assunto, é fundamental salientar que nessa visita técnica do projeto acima mencionado, foi verificada a plena execução física das metas, dos produtos e atividades inseridas no projeto apresentado.

Na visita técnica, foi observado, também, o elevado grau de vulnerabilidade no déficit habitacional rural das famílias beneficiadas e também a importância da participação das associações comunitárias nas construções de demandas e projetos junto ao setor público no intuito de superar os gargalos persistentes na comunidade, tendo em vista o exemplo do benefício advindo do fornecimento dos fogões.

Na consideração do Coordenador da CPCOP, Isaú Neto, relatou a seguinte afirmação: “fico muito feliz, que o projeto de fornecimento dos fogões sustentáveis esteja melhorando a qualidade de vida das pessoas, e, através da associação, a comunidade terá maior força para se representar perante ao Estado na solução dos seus problemas”.

No relato da beneficiada pelo projeto, a senhora Valdira: “só tenho que agradecer, primeiramente a Deus, segundo a oportunidade dada pela associação trazendo benfeitorias pra gente e ao governo junto com a prefeitura sempre trazendo essas bondades pra gente do sertão”.

Por sua vez, a beneficiada Maria Xavier Filha destacou o seguinte: “meu fogão não tem nem comparação em relação ao antigo a lenha, não acabo mais com as minhas panelas queimadas e a tirna da fumaça na cozinha inteira, e ainda economizo no botijão de gás e materiais de limpeza”.