Reunião do CCPIS aborda desempenho financeiro do Fecop, projetos e situação da pobreza

1 de dezembro de 2023 - 11:26

O desempenho financeiro do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop) em 2023, as visitas técnicas aos projetos financiados pelo Fundo e a situação da pobreza no Ceará foram alguns dos temas abordados durante a reunião do Conselho Consultivo de Políticas Públicas (CCPIS), realizada nessa quarta-feira (29), na sede da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). O evento foi aberto pela titular da Seplag, secretária Sandra Machado, que destacou a relevância do Fecop para promover políticas de combate à pobreza e garantir qualidade de vida aos cearenses mais necessitados.

De acordo com o titular da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza (CPCOP), Isaú Chaves Neto, atualmente, o Fecop financia 43 projetos de oito secretarias do Governo do Ceará, totalizando R$ 593 milhões. “A execução desses projetos já está em mais de 85% neste ano. São iniciativas importantes para garantir uma vida mais digna para os cearenses mais carentes, contribuindo para reduzir a pobreza no Ceará”, disse.

Visitas

Buscando acompanhar de perto a execução dos projetos com recursos do Fecop, a equipe da CPCOP tem realizado visitas técnicas a essas iniciativas, conhecendo de perto o dia a dia das ações e os impactos gerados para a sociedade. As visitas, consideradas estratégicas pela secretária Sandra Machado, também foram abordadas durante a reunião do CCPIS.

“As visitas aos projetos têm nos mostrado o quanto as políticas financiadas pelo Fecop são fundamentais para combater a pobreza, acolher os que mais necessitam e garantir o mínimo de dignidade aos cidadãos mais carentes. Esses momentos também reforçam nossa convicção de que é possível construir uma nova realidade a partir do combate à pobreza”, ressaltou o coordenador Isaú Chaves Neto.

Situação da pobreza no Ceará

Durante a reunião do CCPIS, o professor Flávio Ataliba, ex-secretário executivo do Planejamento e Orçamento da Seplag e ex-diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Flávio Ataliba, apresentou um estudo sobre a situação da pobreza no Ceará nos últimos dez anos. O momento também contou com a participação do professor e ex-diretor geral do Ipece, João Mário Santos de França.

Presidido pela Seplag, o CCPIS reúne representantes de 17 órgãos e entidades do Governo do Ceará.