Fecop: Seplag realiza visita técnica ao projeto Incentivo à Produção e ao Consumo do Leite
19 de abril de 2024 - 11:23
A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza (CPCOP), visitou, na última quarta-feira (17), as famílias e entidades beneficiadas pelo projeto “Incentivo à Produção e ao Consumo do Leite”. Executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e pelo Programa de Aquisição de Alimento (PAA), do Governo Federal, o projeto conta com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). A visita de monitoramento das ações foi realizada em São Gonçalo do Amarante, em conjunto com a Prefeitura do município.
“O projeto tem duas vertentes. Ele beneficia o produtor, que em muitos casos é o pequeno, e também beneficia o consumidor, que é um grupo de pessoas em vulnerabilidade. O projeto faz uma ponte de quem precisa vender para sobreviver e as famílias que necessitam do apoio e acolhimento do poder público para ter um alimento saudável”, destacou o coordenador da CPCOP e secretário executivo do Fecop, Isaú Neto.
Para a titular da Associação Pecém Eu Te Amo, Francileide Silva, o público da associação aumentou bastante em busca de alimento após o projeto. “Quando a gente faz as coisas com amor, tudo acontece. A gente faz canjica e pamonha sempre com o leite que recebemos. Tudo para o benefício das famílias atendidas pela associação” disse.
Cada família beneficiada pode chegar a receber sete litros de leite por semana e as entidades podem receber até 30 litros semana. A distribuição é feita em partes iguais de 50%.
Também estavam presentes na visita o orientador da Célula de Monitoramento de Programas e Projetos (Cempp), Valberg Cavalcante; a técnica Shirly de Melo e a técnica da Célula de Análise de Programas e Projetos de Superação da Pobreza (Ceasp), Zuleica Matias.
Projeto
O projeto “Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite” tem por objetivo fortalecer a cadeia produtiva do leite bovino e caprino no estado do Ceará. A iniciativa garante renda para o agricultor familiar, com a compra do produto, e contribui com o acesso ao leite, com distribuição gratuita, em quantidade, qualidade e regularidade necessária, para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.