Projeto com recursos do Fecop garante abastecimento de água a famílias do interior

15 de maio de 2024 - 09:48

“A gente ia buscar água em garrafas pet e galões de 20 litros no Rio Mundaú, a cerca de um quilômetro. Moramos aqui há 13 anos e sempre tivemos dificuldades com o abastecimento de água. Era um sofrimento. A construção de um poço aqui é de grande valia para nós. Vai nos beneficiar muito”. O relato é do produtor rural José Fernandes da Silva, um dos cerca de cem habitantes do Assentamento Nova Jerusalém, na localidade Cemoaba, em Tururu, beneficiados com um poço profundo construído por meio de um projeto executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA) com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). No último dia 8 de maio, a comunidade recebeu a visita técnica de monitoramento físico de representantes da SDA e da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), responsável por gerir o Fecop, para avaliar o andamento do projeto e os impactos na qualidade de vida da população.

De acordo com o coordenador da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza (CPCOP), Isaú Chaves Neto, a visita foi uma excelente oportunidade para verificar a eficácia dos investimentos públicos e a importância do projeto para a comunidade. A avaliação é compartilhada pelo orientador da Célula de Monitoramento e Avaliação de Programas e Projetos da CPCOP, Valberg Barbosa Cavalcante. “Eles não tinham acesso a água. A perfuração de um poço facilitou muito a vida deles. Todos estão tendo acesso à água dentro da própria comunidade. Isso mostra que o projeto está alcançando seu objetivo principal de garantir o amplo acesso à água para as populações rurais dispersas e em situação de extrema pobreza”, afirma o orientador.

Durante a visita, o produtor rural José Fernandes da Silva, que é presidente da Associação da Comunidade do Assentamento Nova Jerusalém, relembrou os desafios que já enfrentaram, agradeceu ao Governo do Ceará pela construção do poço profundo e falou sobre os novos benefícios que a comunidade almeja para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos moradores e ampliar as oportunidades para a produção agrícola.

“Aqui, nós plantamos cajueiro, murici, mangueiras, bananeiras, cajazeiras e outras árvores. A gente aprendeu a trabalhar com isso. Estamos conseguindo resistir até agora com nossos recursos próprios, trabalhando da forma como aprendemos. Agora, com o poço profundo, teremos a garantia do abastecimento de água. Somos muito gratos por nos ajudarem na superação desse desafio da falta de água que enfrentávamos aqui”, disse Silva.

Ele conta que o acesso à água do poço é feito por meio de um chafariz construído na localidade. “A ideia é que fosse uma segunda fonte de abastecimento, pois o rio não é perene. Já enfrentamos vários anos de seca”, diz, acrescentando que a nova fonte de abastecimento abre outras oportunidades de cultivo para a comunidade, que já sonha com a realização de novos projetos para o cultivo de hortaliças, por exemplo, ampliando a geração de renda das famílias.

Desafios

A perfuração de poços profundos é uma saída para garantir o acesso à água adequada a muitas comunidades do interior do Ceará. Pelo projeto da SDA, estão previstos 25 poços profundos. “Atualmente, o cumprimento da meta aprovada no projeto para o ano de 2023 está em plena execução. Muitos poços perfurados não deram a vazão de água suficiente, fazendo com que o poço não fosse instalado. Só é possível saber a vazão de água após a perfuração. A SDA considera como adequada uma vazão de 600 litros por hora. Se o poço fornecer essa vazão, há a análise da água. Se a água for boa, eles continuam e finalizam o poço”, explica Valberg Cavalcante.

Comitiva

Além do coordenador Isaú Neto e do orientador Valberg Barbosa, também participaram da visita a técnica Ana Zuleica Rodrigues Matias e a assessora Márcia Maria Soares Gurgel, ambas da Seplag. A comitiva contou ainda com as presenças dos servidores/colaboradores da SDA Esaú Ribeiro, Nelson Sombra e Lincoln Freire.