Fecop: Seplag realiza visita de monitoramento ao programa Mais Nutrição, em Maracanaú
7 de novembro de 2024 - 09:29
A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) realizou, nesta quarta-feira (6), visita de monitoramento ao programa Mais Nutrição, sediado na Ceasa, em Maracanaú. A visita, que foi acompanhada pelos membros do Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social (CCPIS), teve como objetivo monitorar a implementação do programa, contemplado, em 2023, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), gerenciado pela Seplag. O coordenador de Gestão Estratégica de Projetos (CGPro) da Seplag, Saulo Braga, e a equipe técnica do Fecop também acompanharam a agenda.
“A visita é para fazer o monitoramento da execução física e financeira do programa. A financeira a equipe do Fecop realiza por meio das informações e prestações de contas, já a parte física executamos com as visitas de monitoramento. Todos os anos acompanhamos os projetos beneficiados com o recurso”, explica a coordenadora do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), Carmelita Sampaio.
Durante a visita, os membros do CCPIS acompanharam a apresentação sobre o Mais Nutrição, sua execução e os resultados em 2023. A explanação foi realizada pelo representante da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Esaú Ribeiro. Além deste momento, os participantes visitaram a fábrica do Mais Nutrição, acompanhando o processo de separação e higienização dos alimentos, produção de polpas e desidratação de legumes para a produção de mix composto utilizado para o preparo de sopas.
“O que vocês apresentaram nos emociona, ilumina a nossa responsabilidade como servidor público. É um trabalho extraordinário. É muito importante estarmos aqui e fortalecermos essas parcerias, trabalharmos dados e pesquisas sobre o impacto social proporcionado pelo Mais Nutrição”, apontou o presidente do CCPIS e secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini.
Virgínia Quaresma, representante do Instituto Excelência, beneficiado pelo programa Mais Nutrição, reforçou durante a agenda que a iniciativa possibilita a ajuda a várias famílias, por isso é tão necessária. “Temos 100 famílias cadastradas e atendidas com atividades diárias coletivas e individuais. Todos os alimentos que recebemos são preparados em nosso espaço e ofertados de forma coletiva após as atividades”, destacou Quaresma.
Saiba mais
O Mais Nutrição é uma iniciativa de combate à fome e ao desperdício de alimentos e para garantir alimentação saudável às pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social. Desde sua implantação, em 2019, o programa já levou mais de três milhões de quilos de alimentos para a mesa dos cearenses. O programa é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social (SPS), Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Ceasa e Instituto Agropolos e impacta diretamente a vida de cerca de 30 mil pessoas.
Os alimentos são doados pelos permissionários das Ceasas de Maracanaú e do Cariri e processados em uma fábrica. Em Maracanaú, são 170 permissionários e no Cariri, outros 36. Juntos, eles são os responsáveis pela alimentação diária do programa. Uma terceira fábrica deve ser implantada na Serra da Ibiapaba.
Na fábrica, os alimentos são transformados em polpas de frutas e mixes desidratados que se transformam em nutritivas sopas. As doações feitas às entidades credenciadas acontecem tanto com os alimentos in natura quanto com as polpas e mixes.