CCPIS implanta nova dinâmica nas reuniões do colegiado

3 de junho de 2016 - 14:55

Além de analisar e aprovar projetos, os conselheiros devem observar a execução

A quarta reunião ordinária do Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social – CCPIS foi realizada na manha desta quarta-feira, dia 25/05, na Secretaria do Planejamento e Gestão. Ao abrir o encontro, o secretário da Seplag, Hugo Figueirêdo, que preside o Conselho, destacou a nova dinâmica a ser observada nas reuniões do CCPIS. “Agora, além de analisarmos e aprovarmos os projetos, vamos observar também a execução, identificando possíveis mudanças de rota na execução”, afirmou Hugo Figueirêdo. “Assim teremos condições de carrear recursos de um para outro, possibilitando a efetividade das ações dos projetos aprovados”, completou o secretário da Seplag.

O encontro teve como objetivo tratar, dentre tantos assuntos, do acompanhamento relativo a execução físico-financeira de todos os projetos, que, até então, foram aprovados pelo órgão colegiado, para fins de alocação e uso de recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP.

A gerência executiva do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – Fecop fez a apresentação da execução financeira referente ao período de 1º de janeiro a 24 de maio deste ano, envolvendo 15 secretarias. Foram apresentados os valores aprovados pelo CCPIS, incluindo o que foi empenhado e pago, com os respectivos percentuais.

No encontro foi apresentado levantamento relativo a execução de cada um dos projetos, por cada Secretaria contemplada, já aprovados pelo Conselho. O colegiado promoveu uma abordagem quanto ao atual cenário, realizando análise frente ao andamento individual dos projetos, abordou o estágio de cada um deles, estabeleceu orientações e esclareceu dúvidas, enfatizando sempre a necessidade de que haja um esforço coletivo para melhorar, significativamente, a execução de cada projeto, com foco na concretização dos resultados almejados, a fim de que seja superada a pobreza e reduzidas as desigualdades sociais.

Num conjunto de 15 Secretarias de Estado envolvidas, tem-se, na ordem de investimentos, já aprovado pelo Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social – CCPIS, R$ 612.631.945,56, o que representa um volume recorde na série histórica da Gestão do FECOP, como instrumento estratégico de enfrentamento e redução sistemática dos mecanismos de geração da pobreza e das desigualdades sociais no Estado do Ceará.

O Conselho também abordou outros temas, a exemplo da aprovação da Ata da 1ª Reunião Ordinária, de 29/01/2016, da Ata da 2ª Reunião Ordinária, de 21/03/2016, e da Ata da 3ª Reunião Ordinária, de 25/04/2016, bem como, tratou sobre as deliberações extraordinárias virtuais, realizadas entre os dias 26/04/2016 e 24/05/2016, e, bem assim, apreciou e deliberou projetos, além de divulgar informes da Gerência Executiva do FECOP – GEF, e tratar de assuntos gerais.

A próxima reunião do Conselho está marcada para acontecer no dia 24 de junho de 2016.

03.06.2016

Assessoria de Comunicação da Seplag
Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
<a href="mailto: var prefix = ‘mailto:’; var suffix = ”; var attribs = ”; var path = ‘hr’ + ‘ef’ + ‘=’; var addy50594 = ‘comunicacao’ + ‘@’; addy50594 = addy50594 + ‘casacivil’ + ‘.’ + ‘ce’ + ‘.’ + ‘gov’ + ‘.’ + ‘br’; document.write( ‘‘ ); document.write( addy50594 ); document.write( ” ); document.write( ‘‘ ); Este endere%C3%A7o de e-mail est%C3%A1 protegido contra spambots. Voc%C3%AA deve habilitar o JavaScript para visualiz%C3%A1-lo. document.write( ” ); ” style=”cursor: pointer; text-decoration: none; color: #4f8a75;”>comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898