Secretaria do Planejamento e Gestão e Escola de Gestão Pública promovem Curso “Orientações para Elaboração de Projetos do Fecop”

7 de dezembro de 2017 - 11:50

Cumprindo a missão de capacitar os técnicos setoriais, responsáveis pela elaboração de Projetos a serem executados com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – Fecop, a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), promoveram, entre os dias 20 a 24 de novembro, o Curso Orientações para Elaboração de Projetos do Fecop.

Com uma carga horária de 20 horas/aula, o curso teve 05 módulos com a finalidade de repassar ao público alvo informações sobre a concepção do Fundo, seus fundamentos, diretrizes e suas ferramentas, tidas como essenciais a sua operacionalização no âmbito do combate a pobreza no Estado do Ceará. Foram abordados os seguintes temas: Considerações Normativas acerca do Fecop, Desenhos de Programas Sociais, Elementos para Elaboração de Projetos, Roteiro para Elaboração de Projetos e Marco Lógico no âmbito dos Projetos do Fecop.

O curso contou com a parceria do analista Jimmy Oliveira, do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Os servidores Freitas Júnior e Sandoval Bastos, ambos da Seplag, completaram o corpo de Instrutores que atuaram como facilitadores. A capacitação foi direcionada a um total de 29 servidores de Secretarias de Estado e Vinculadas. As instituições envolvidas empenharam esforços no sentido de assegurar uma substancial qualificação técnica, capaz de contribuir para a melhoria da prestação dos serviços, especialmente em razão de seus destinatários: a população pobre e extremamente pobre do Estado do Ceará.

A Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza e Inclusão Social – CCOPI, condutora deste processo, no âmbito da Seplag, reforça que “a missão institucional de difundir o conhecimento, a que tem o Estado do Ceará, é uma realidade constante, para, a bem do serviço público, não tão apenas qualificar os seus operadores, mas, especialmente, para construir, permanentemente, a prestação de um serviço mais eficiente”, destacou Freitas Júnior.  

Segundo a Coordenadoria, há previsão de novos cursos para o segundo semestre do ano de 2018.