Fecop debate oportunidades para crianças e jovens

22 de maio de 2018 - 16:26

 

A terceira reunião ordinária do Conselho Consultivo de Inclusão, que gerencia o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), e que aconteceu no dia 08 de maio deste ano, privilegiou o debate sobre inclusão social e a oferta de oportunidades para crianças e jovens em situação de baixa renda. 

O encontro, realizado na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), e que teve início com a aprovação da ata da última reunião, além da análise da execução financeira no período de janeiro a abril de 2018. Nesse intervalo, foram aprovados 54 projetos, com empenho acima de R$ 122 milhões. 

Na ocasião, o titular interino da Seplag, Sérgio Cavalcante, destacou o fato de o Fecop estar voltado a concentrar recursos para atender crianças e jovens. “Nosso foco é direcionar os recursos para crianças de zero a seis anos que residem em áreas rurais, onde se concentra a maior pobreza; e também criar mais oportunidades para jovens que abandonam o ensino médio ou não conseguem trabalho”, complementou. 

Para esse público, segundo ele, o Governo do Ceará, por meio do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica (Ipece), vem consolidando dados e apontando caminhos a serem seguidos. “Temos quase 700 mil jovens no Ceará que não estão na escola nem trabalhando. E os recursos do Fecop precisam contemplar prioritariamente esse universo. Sem crianças bem assistidas e uma juventude bem formada, nosso futuro estará comprometido”, ponderou. 

Na reunião o Conselho aprovou nove projetos setoriais, envolvendo a Secretaria do Desenvolvimento Agrário  (SDA) e a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), num investimento superior a R$ 6 milhões, com destaque para ações de desenvolvimento de comunidades quilombolas e de juventude. A próxima reunião está marcada para acontecer em 12 de junho. 

DSC_2096